Páginas

domingo, 31 de julho de 2016

Papa Francisco apoia a Economia Social de Mercado


Construída por democratas cristãos na Europa do pós-Guerra, a Economia Social de Mercado (ou ordoliberalismo) apresentou excelentes frutos para a Europa. O caso mais emblemático foi a ressurgência no pós-Guerra da economia Alemã, da qual já falamos aqui muitas vezes. 

A ESM, fundada na macroeconomia keynesiana, na microeconomia neoclássica e com uma arranjo político-econômico de carácter distributista e subsidiário proveniente do pensamento social católico á até hoje a base da economia Alemã, mesmo após a criação do Euro, o que bagunçou um pouco as coisas. Através da última entrevista do Papa Francisco ao jornal francês "La Croix", o pontífice aprovou explicitamente a ESM como alternativa cristã viável, algo que já vinha subjacente desde a Centesimus Annus de São João Paulo II.

"Se há tanto desemprego, é por causa da falta de investimentos que possam gerar empregos, dos quais a África tanto precisa. Isso levanta, de modo mais geral, a questão de um sistema econômico mundial que caiu na idolatria do dinheiro. Mais de 80% das riquezas da humanidade estão nas mãos de cerca de 16% da população. Um mercado completamente livre não funciona. O mercado, em si mesmo, é uma coisa boa, mas deve haver, como ponto de apoio, um terceiro, o Estado, para controlá-lo e equilibrá-lo. É o que se chama de economia social de mercado."


Nenhum comentário:

Postar um comentário